homeopatia
O farmacêutico homeopata produz medicamentos homeopáticos, nas diferentes escalas, métodos e formas farmacêuticas, receitados pelo médico, dentista ou veterinário homeopata, além da orientação aos pacientes, quanto ao uso racional, cuidados e importância da prescrição médica.
Diante desses conceitos, determinar a estabilidade de medicamentos homeopáticos, que em alguns casos são muito diluídos, se torna difícil ou mesmo impossível, pois as tecnologias disponíveis até o momento não permitem a identificação da substância utilizada nessas condições. Identificar a substância possibilitaria assegurar que estão sendo mantidas as características e propriedades originais de maneira a garantir a eficácia e segurança do produto.
A homeopatia emprega mais de dois mil remédios diferentes, extraídos de substâncias vegetais, animais e minerais. Considera a individualidade muito importante. Assim, dois pacientes com a mesma doença, poderão receber medicamentos diferentes. Isto porque o homeopata também leva em conta as peculiaridades de cada um: medos, angústias, temperamento, comportamento, etc. O homeopata busca a cura suave e duradoura de todos os sintomas apresentados pelo paciente, que resultará no equilíbrio do organismo (corpo e mente) para uma qualidade de vida mais harmoniosa e saudável.
Com essa atualização vem-se instituindo um conjunto de novas leis cuja área de incumbência envolve a certificação das empresas. O que vamos retratar a seguir visa informar, atualizar e mostrar a interação da farmácia homeopática com essas novas legislações.
LEGISLAÇÃO VIGENTE
De acordo com o texto da resolução são atribuições PRIVATIVAS do farmacêutico homeopata: o assessoramento e a responsabilidade técnica na indústria farmacêutica, nas farmácias comunitárias e magistrais, no serviço público e privado, onde são desenvolvidas atividades relacionadas à homeopatia; a manipulação e a dispensação de medicamentos homeopáticos e a elaboração de laudos técnicos e a