Psicologia do esporte
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
CURSO DE PSICOLOGIA
PRIMEIRO PERÍODO
AMOZ DE OLIVEIRA
ANGÉLICA PATRÍCIA
PATRÍCIA FORTES
PSICOLOGIA Do ESPORTE
ANÁPOLIS – GO
2013
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS
CURSO DE PSICOLOGIA
PRIMEIRO PERÍODO
AMOZ DE OLIVEIRA
ANGÉLICA PATRÍCIA
PATRÍCIA FORTES
PSICOLOGIA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Trabalho de ATPS apresentado a professora Valéria da Faculdade de Psicologia da Anhanguera Educacional como requisito parcial para obtenção de nota da 1ª VA.
ANÁPOLIS – GO
2013
INTRODUÇÃO
Trabalharemos acerca da Psicologia do Esporte, destacando a evolução histórica, a definição, a relação entre a psicologia e o esporte, as várias áreas de atuação, interação social e dinâmica de grupos esportivos e faremos uma breve menção sobre alguns esportes e a psicologia esportiva.
A psicologia do esporte figurou entre as primeiras nove especialidades para as quais o Conselho Federal de Psicologia regulamentou o título e o registro de especialista. Poucos ainda puderam obter seu título, pois muitos atuam na área de forma ainda precária. Além disso, faltavam ainda publicações que pudessem fortalecer sua existência como área da Psicologia e alimentar os debates que se desenvolvem em seu âmbito.
A psicologia do esporte se ocupa da análise e modificação de processos psíquicos e de ações esportivas. Muitos autores partem do princípio de que a ação esportiva representa um comportamento intencional e psiquicamente regulado.
Associada a uma perspectiva competitiva desde o seu princípio, a psicologia do esporte vem conquistando espaço e força em outros contextos como os projetos sociais, o fitness, a reabilitação, os programas de qualidade de vida e a medicina preventiva.
As tarefas dos psicólogos do esporte nas diferentes áreas de atuação são muito exigentes e variadas. Concluindo, deve ser enfatizado que o psicólogo do esporte deve se orientar por princípios éticos básicos no