Psicologia do esporte
Resenha do Texto
Origens e evolução da psicologia do esporte no Brasil
Maio/2012
Recife/PE
❖ AUTORES e FONTE: ▪ RUBIO, Katia. Origens e evolução da psicologia do esporte no Brasil. Biblio 3W, Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, Vol. VII, nº 373, 10 de mayo de 2002. http://www.ub.es/geocrit/b3w-373.htm [ISSN 1138-9796].
❖ OBETIVOS DO AUTOR ▪ Definir a Psicologia do Esporte; ▪ Apresentar o histórico da Psicologia do Esporte no Brasil; ▪ Apontar os objetivos da Psicologia do Esporte; ▪ Assinalar a aproximação que a Psicologia do Esporte tem com a Psicologia Social.
❖ PRINCIPAIS REFERENCIAIS TEÓRICO ▪ A Psicologia do Esporte iniciou suas pesquisas estudando inicialmente aspectos próximos à fisiologia, os chamados condicionantes reflexos. Ao longo dos anos outros temas como motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar psicológico, pensamentos e sentimentos de atletas e vários outros aspectos da prática esportiva e da atividade física foram sendo incorporados à lista de preocupações e necessidades de pesquisadores e profissionais; ▪ A Psicologia do Esporte no Brasil ainda é vista como uma novidade tanto por psicólogos, que reconheceram-na como uma especialidade da Psicologia em dezembro de 2000, como por profissionais do esporte sejam eles atletas, técnicos e dirigentes, que não têm clareza de que maneira essa intervenção pode ajudá-los a aumentar o rendimento esportivo ou superar situações adversas; ▪ As regras que marcavam o esporte na década de 1950 eram o amadorismo e o fair play (fazer por fazer), e isso representava um compromisso com a prática esportiva competitiva muito distinto daquele que se vive hoje; ▪