Personalidade do amor x Personalidade do dio
Ódio
x
Personalidade do
Amor
Crismone Oliveira; Ilenara Cardoso
Existem várias abordagens, explicações e teorias tanto quanto à personalidade do ódio como a personalidade do amor.
Personalidade do Ódio
“Não é por meio dos princípios da humanidade que o homem vive ou é capaz de preservar sua superioridade no mundo animal, mas por meio da luta mais brutal.”
(Bullock, 1962)
Explicações
Biológicas
Diversas perspectivas da personalidade consideram o ódio uma manifestação interna da agressividade, um aspeto natural da humanidade de origem biológica. Ou seja, somos predispostos biologicamente, através da nossa herança genética ao ódio.
Abordagens
Freud admitiu a possibilidade de um instinto ou
Psicanalíticas
pulsão agressiva, propôs a teoria de que todas as pessoas têm um instinto mórbido de autodestruição. Ou seja, a projeção de pulsões agressivas resulta em ódio e paranoia em relação ao objeto da projeção, de outro modo, se o indivíduo sente ódio por um objeto perigoso e impróprio é provável que desloque essa hostilidade para um objeto mais conveniente e menos ameaçador.
Abordagens NeoOs neo-analistas acreditam que a analíticas manifestação do ódio é provocada pela canalização inadequada de pulsões, e pela incapacidade da resolução de conflitos da infância. Embora existam instintos poderosos, a agressividade não é inevitável, mas consequência de cuidados inadequados dos pais e de um
Erik Erikson
Acreditava que a agressividade surgia no indivíduo no início da infância, durante as interações sociais. De acordo com Erikson, três estágios psicossociais mal resolvidos podem originar um adulto irritado, hostil e cruel.
1. A criança que não desenvolve um sentimento de confiança adequado, durante a infância, provavelmente desenvolverá um padrão de desconfiança que se estenderá até á idade adulta;
2. A criança que é tratada de maneira hostil, na procura de autonomia, pode tornar-se destrutiva e irritada;
3. Se a iniciativa da criança for punida e