Trabalhos sobre a fuga na infancia
Distúrbios do comportamento na infância:
“A fuga”
Módulo 2 – Alterações psicopatológicas da infância
Docente: Dora Ribeiro
Ano Letivo:
2012/2013
Índice
Introdução 3 Distúrbios do comportamento 4 Características básicas 4 Problemas de conduta 4 Problemas de personalidade 5 Fatores dos distúrbios 5 Autismo infantil 5 Agressividade 5 Medo 6 Negativismo 7 Problemas familiares 7 Evolução e estado atual das relações entre as teorias psicológicas e os modelos e práticas da educação pré-escolar 7 Perspetivas históricas 7 Educação dos pais 7 Distúrbios dissociativos ao risco 8 Conclusão 9 Bibliografia 10
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Psicopatologia Geral, no módulo 2- “Alterações Psicopatológicas da infância”, a pedido da formadora Dora Ribeiro.
Neste trabalho vai-se falar de um dos distúrbios do comportamento na infância, sendo ela a Fuga.
No entanto, vou falar de alguns distúrbios do comportamento na infância, como: problemas de personalidade, problemas de conduta, autismo, medo, agressividade, negativismo, e problemas familiares.
Para alguns pais, uma criança não sofre, não tem depressão, não tem ansiedade, não guarda ressentimentos e mágoas de situações vividas. Muitos pensam que a criança vive num mundo de ilusão, fantasia, e brinquedos. Todo o sofrimento vivido pelos mais próximos afetam o seu comportamento, emoções e forma de pensar em si mesma e no mundo.
Uma criança pode desenvolver uma fobia específica, com a melhor forma de enfrentar um pai violento, e ser amadurecida, assumindo condutas assertivas para proteger a mãe e cuidar dos irmãos.
Os distúrbios psicológicos e comportamentais da criança, são, geralmente, refletidos dos dramas infantis não resolvidos dos pais e que são projetados para a criança.
O medo é uma reação em favor da sobrevivência que ocorre diante de uma ameaça à vida. Quando a criança está exposta ao perigo