Formacao dos estereotipos
F91.8 Perturbação do Comportamento [312.8]
Caracteristicas de Diagnóstica Perturbação do Comportamento é um padrão de comportamento persistente e repetitivo em que são violados os direitos básicos dos outros ou importantes regras ou normas sociais próprias da idade do sujeito (Critério A).
Estes comportamentos agrupam-se em quatro grupos principais: * Comportamento agressivo que ameaça ou causa sofrimento às outras pessoas ou aos animais (Critérios A1-A7), * Comportamentos não agressivos que causam prejuízos ou destruições na propriedade (Critérios A8-A9) * Falsificação ou roubos (Critérios A10-A12) e * Violações graves das normas (Critérios A13-A15).
Três (ou mais) comportamentos caracteristicos devem ter surgido durante os últimos 12 meses e pelo menos um comportamento nos últimos 6 meses.
A Perturbação do Comportamento causa um défice clinicamente significativo na actividade social, escolar ou laboral (Critério B).
A Perturbação do Comportamento pode ser diagnosticada em indivíduos com mais de 18 anos, mas apenas se não preencherem o critério de Perturbação Anti-Social da Personalidade (Critério C).
O padrão de comportamento pode estar presente em várias situações, tais como casa, escola ou comunidade.
Dado que os sujeitos com Perturbação do Comportamento têm tendência a minimizar os seus problemas comportamentais, o médico com frequência deve confiar noutros informadores. No entanto, o conhecimento que o informante tem sobre os problemas do comportamento da criança podem estar limitados por uma supervisão inadequada ou porque a criança não lhos revelou.
Crianças ou adolescentes com esta perturbação muitas vezes podem iniciar comportamentos agressivos e reagem agressivamente para com os outros.
Podem revelar um comportamento insultuoso, ameaçador ou intimidatório (Critério A1).
Iniciam frequentemente lutas físicas (Critério A2);
Usam armas que podem