Racismo e preconceito
Qual método utilizar para a educação do futuro?
Tradicional ou histórico
Ji-Paraná
2012
Nome do aluno
Qual método utilizar para a educação do futuro?
Tradicional ou histórico
Trabalho interdisciplinar individual apresentado ao curso de Pedagogia da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, para obtenção parcial de nota semestral, sob a orientação dos professores:
Bernadet Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Battini.
Ji-Paraná
2012
* INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo promover o diálogo entre as diferentes áreas, proporcionando uma compreensão mais alargada do conhecimento adquirido através das disciplinas que compõem o semestre.
Também proporciona voltar o pensamento para a Sociologia, a História, a Filosofia e a Psicologia aplicadas à educação e aplicáveis na educação, ou seja, na prática diária do futuro professor.
Além das obras de outros autores que fundamentam este trabalho a base teórica principal é o texto de José Carlos Libâneo “o essencial da didática e o trabalho de professor – em busca de novos caminhos”, que discute a função da escola e o papel do professor na leitura tradicional e na histórico-cultural. O texto traz elementos da história da educação, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação e Teoria Geral do conhecimento, sendo essencial a sua leitura para a compreensão do papel do professor no processo de desenvolvimento da sociedade e da aprendizagem.
Baseado na leitura do texto de José Carlos Libâneo, foi realizada uma comparação entre o professor que utiliza o método de ensino tradicional e o professor que utiliza o método histórico crítico, levando em consideração elementos como a função da escola e o papel do professor. Identifica as diferenças fundamentais entre o método tradicional e o método histórico no que se refere à forma de ensinar.
Para entendermos melhor todas essas transformações, o