Processos de cognição social
Cognições Sociais: Refere-se ao conjunto de conhecimentos e informações sobre o Mundo
Social: Grupos, Pessoas, Instituições ou comunidades. Estão na base do modo como encaramos os outros, a nós próprios e à forma como interagimos. Mais concretamente referese a forma como seleccionamos, recordamos e utilizamos a informação para formar juízos e tomar decisões.
Nenhuma pessoa reage automaticamente aos acontecimentos sociais, moldando a conduta em função do modo como concebe as situações, ou seja, do modo como sente e interpreta. Primeiras impressões: São as noções espontâneas que se criam no contacto com as pessoas e que nos dão um quadro interpretativo para a avaliarmos no que elas são e nas suas reacções.
As primeiras impressões respeitam à avaliação global de uma pessoa, baseada em informações que podemos obter directamente ou através de outras pessoas. Assim, permitem a organização da sociedade em categorias.
Formação das 1º’s Impressões:
*Índices Físicos: magro; gordo; etc.
*Índices verbais: vocabulário; sotaque; Tom de Voz.
*Índices não verbais: roupa, penteado; gestos; olhar.
*Índices comportamentais: modo como cumprimenta; Postura corporal, etc.
Efeito das 1º’s impressões: o efeito das 1º’s impressões e muito duradouro e persistente, sendo difícil alterar a percepção que construímos nos 1º’s contactos. Thrustone escreveu o que designou por efeito de halo, ou seja, criada a 1º impresso global sobre uma pessoa, temos tendência para captar características que vão confirmar essa mesma impressão. A 1º impressão vai afectar mais as nossas avaliações em relação a pessoa observada.
Categorização: Permite generalizar as características de uma categoria a todas as pessoas ou situações que a compõem. Orienta e serve de guia para a nossa acção, reduzindo a complexidade do mundo social. Tem por função a simplificação da informação.
Quando incluímos uma pessoa numa determinada categoria, essa categoria contempla