Estética em Medicina e Cirurgia
Novos ativos que vão turbinar os cosméticos
Como é o caso do resveratrol. Essa substância presente nas frutas vermelhas e no vinho tinto, já era usada na cosmética por seu efeito antioxidante e anti-idade. “Agora um estudo da Universidade da Califórnia (EUA) mostrou a eficiência do ativo para reduzir o crescimento da bactéria causadora da acne e da inflamação”, diz Adilson Costa, dermatologista do Ambulatório de Acne da PUC de Campinas. Tem disponível para ser manipulado em cremes.
As mulheres que sofrem com olheiras vão se beneficiar de uma nova combinação de ativos patenteados pela L’Oréal. Com uma molécula de açúcar exclusiva da empresa, o Pro-Xylane, mais extrato de blueberry e cafeína, o complexo melhora o escurecimento e as bolsas nas pálpebras inferiores.
A niacimida (um derivado da vitamina B3), bastante usada para combater a acne, também pode ser útil no tratamento das manchas. Menos irritativa do que a hidroquinona e o ácido retinoico, ativos clássicos para tratar o problema, pode ser indicada inclusive na gestação. Também disponível para ser manipulada em cremes.
Skinboosters
Boosters significam “intensificadores” ou “impulsionadores”. O conceito dos skinboosters foi desenvolvido pela empresa que fabrica a linha Restylane, com o objetivo de repor na pele o colágeno e o ácido hialurônico, além de outras substancias e fibras responsáveis pela firmeza, tonus, elasticidade e hidratação da pele que diminuem com a idade. As perdas destas substancias são responsáveis pelo surgimento de rugas finas e pela perda do viço na pele.
O mercado oferece, inclusive cremes a base de ácido hialurônico. A injeção deste produto dentro da pele é, certamente, mais eficiente. Nesse caso, a hidratação acontece de dentro para fora, através da injeção de produtos especiais a base de ácidohialurônico, chamados skinboosters. A aplicação de Skinboosters é um procedimento médico injetável de hidrataçâo cutânea. O ácido hialurônico é