cabelereira e esteticista
A saúde é uma das mais importantes dimensões da qualidade de vida, é o resultado visível da interação de um conjunto de factores. A tolerância e a aceitação plena de si próprio, enquanto componente da autoestima, são variáveis importantes para uma boa saúde mental sem a qual não é possível uma vida com qualidade (NUNES, 2010).
De acordo com Nunes(2010), a necessidade dessa aceitação, leva um número cada vez maior de pessoas a procurar na medicina o apoio necessário para recuperarem os traços originais que o peso dos anos apagou. Assim , a Medicina Estética, e especialmente a Medicina Estética Facial, ganha peso crescente na sociedade contemporânea.
Segundo MAUAD(2001) mesmo nos indivíduos mais saudáveis, inevitavelmente as marcas do envelhecimento aparecem. A partir de uma determinada idade , a flacidez facial, as rugas e manchas acometem a todos sem exceção . E minimizar os efeitos externos como: distorções estéticas e oferecer a possibilidade de manter a aparência sempre saudável é a função da cirurgia plástica,
De acordo com MONTEDONIO et. al. (2010), um dos grandes desafios na cirurgia estética é o tratamento do envelhecimento da face. O entendimento da fisiologia do envelhecimento pálpebras superiores e inferiores. A correção das pálpebras superiores e inferiores podem ser feitas em conjunto ou separadamente, dependendo dos problemas específicos e da avaliação médica ( MUAD, 2001)
A Blefaroplastia é o procedimento cirúrgico de escolha para corrigir ambos os aspectos, funcionais e cosméticos, relacionados a dermatocálase. A grande maioria dos estudos sobre a posição palpebral é qualitativa, ou feita utilizando-se réguas ou compassos. Porém, nos últimos anos, a literatura vem se enriquecendo de medidas quantitativas, principalmente pela possibilidade do processamento digital das imagens , procedimento não invasivo e bastante preciso.
Para Cardoso(2006), a cirurgia pode ser feita por método convencional, com bisturi ou laser sob