Resumo do Capitulo 4
Bartholomeu T Troccoli .
Livro Psicologia Social: principais temas e vertentes.
Cognição social
Cognição social refere-se aos processos cognitivos por meio dos quais as pessoas compreendem e explicam as outras pessoas e a si mesmas. A cognição social pode ser entendida como o conhecimento acerca de qualquer “objeto humano”, seja indivíduo, si próprio, grupos, papéis ou instituições . São estruturas e processos mediante os quais os sujeitos selecionam, interpretam, recordam e usam a informação social para fazer julgamentos e tomar decisões, as cognições sociais envolvem formas de explicação sobre algum evento ou circunstâncias em que o sujeito está envolvido, desse modo, toda cognição social é compartilhada pelos grupos sociais.
Cognição social:
Compreendendo os outros
A cognição social pode ser definida como o pensar do individuo a respeito de si próprio e dos outros., procuram associar sentimentos e comportamentos a cognição social.
Cognição social é o pensamento, pensamento sobre mim e sobre os outros. Como se constrói pensamentos, e o pensamento so surge com a interação com o outro. Não existe eu sem o outro. Como nomeamos os objetos e como abstraímos isto.
Cognição social é exatamente o pensamento do ser humano. Que é construindo da relação dele com o outro e com o meio.
O estudo das relações entre nossos pensamentos a respeito dos outros e de nossos sentimentos, avaliações, emoções e comportamentos deu origem a distinção entre a Cognição quente e Cognição fria, bem como a visão pragmática que relaciona a cognição ao comportamento: as ações são causadas pelos processos mentais envolvidos no pensamento.
Cognição quente (emoção e motivação) são pensamentos, como são extremamente complexos, ai eu faço deduções, associações , como esta cognição se desenvolve e como ela fica estagnada chamaria de cognição fria).
Cognição social é a capacidade de pensar de si e do outro. É isto que a psicologia social estuda nos