TCC - Secretariado Executivo
Elisandréia Fontana Terra
1
Juliana Uchimura
2
Raquel Albano Scopinho
3
Resumo: A profissão de secretário executivo é de grande importância em toda organização, seja de pequeno ou grande porte, e teve seu valor reconhecido através dos tempos, mas, ainda sofre com os estereótipos e com o preconceito. Este artigo visa discutir a visão estereotipada do profissional secretário ainda vigente em alguns segmentos da sociedade contemporânea. Os dados trazidos neste artigo estão embasados por uma pesquisa bibliográfica acrescida de uma pesquisa exploratória realizadas com profissionais secretários e com profissionais de outras áreas. Para ilustrar o estereótipo vigente, foram destacados alguns exemplos de visões estereotipadas acerca do profissional secretário em alguns meios midiáticos brasileiros.
Palavras-chave: Estereótipo. Preconceito. Secretariado Executivo. Mídia.
Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pelas Faculdades Integradas Claretianas de Rio Claro (SP).
E-mail: .
2
Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pelas Faculdades Integradas Claretianas de Rio Claro (SP).
3
Mestre em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Licenciada em Letras pela
Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo Trilíngue das Faculdades Integradas Claretianas de Rio Claro (SP). E-mail: .
1
Linguagem Acadêmica, Batatais, v. 2, n. 1, p. 73-91, jan./jun. 2012
73
1. INTRODUÇÃO
Presentes em todos os níveis estruturais e seguimentos das empresas brasileiras estão aproximadamente dois milhões de secretários executivos.
Atualmente, a profissão de secretário executivo é exercida por homens e mulheres, todavia, a participação feminina é notoriamente maior que a masculina e, sendo assim, não