Qualidade de vida no trabalho
Introdução
Atualmente as organizações vivem em um ambiente globalizado e competitivo e a busca por resultados torna-se cada vez mais desafiadora. Isto exige cada vez mais dos trabalhadores a capacidade de suportar cobranças e viver constantemente sob pressão. Por outro lado, as organizações veem a necessidade de investir em programas de qualidade de vida no trabalho (QVT), visando, assim, uma melhora no bem-estar dos funcionários, de sua capacidade produtiva e, consequentemente, de seus resultados.
Este trabalho tem como objetivo demonstrar os fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho (QVT) nas organizações.
Para apresentar o assunto será feito um estudo com base em uma pesquisa bibliográfica.
Conceito de QVT O termo Qualidade de Vida no Trabalho, foi anunciado por Louis Davis em 1970. Para ele, o conceito refere-se á preocupação com o bem estar geral e a saúde de seus colaboradores, no desempenho de suas funções. Atualmente o conceito envolve tanto aspectos físicos e ambientais, mais também os aspectos psicológicos do local de trabalho.
“A QVT representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho na organização.”
Objetivo da QVT A QVT tem duas posições, de um lado pensando no Bem Estar e satisfação de seus colaboradores no trabalho.
E de outro lado no interesse das organizações, aumentar a qualidade e produtividade de seus produtos e serviços, gerando mais LUCRO.
Política
A política da qualidade é a filosofia que a empresa pretende adotar, visando atender as necessidades e expectativas dos seus clientes.
A alta direção das organizações que se propõem a atender as normas de qualidade e de meio ambiente têm, entre outras atribuições, que estabelecer políticas. Estas políticas são a expressão do pensamento e crenças que valorizam, acreditam e devem ser difundidas em toda a organização, junto aos clientes e mesmo para a