psicologia social
PRECONCEITO, ESTEREÓTIPOS E DISCRIMINAÇÃO
ATIVIDADE PROPOSTA
Tente imaginar uma briga de um taxista durante uma batida de carros e,por outro lado,de um médico cirurgião durante um problema no hospital.Agora imagine os dois conflitos destes homens com todos os possíveis detalhes,como roupa,atos agressivos manifestos e a maneira como eles reagem diante do conflito enfrentado.Você pensou:
( )O médico,apresentando um nível cultural maior que o taxista,deve ter usado expressões verbais para manifestar a sua raiva e agressão.Já o taxista usou mais agressões físicas ou xingamentos.
( )Tanto o médico como o taxista demonstrou a sua raiva de forma semelhante e ambos poderiam chegar à agressão física e ao xingamento.
( )O médico,por esperamos dele um comportamento mais civilizado,nos surpreende porque,em situações de conflito e frustação,passa a se comportar com um nível mais baixo e perdendo o controle esperado.
( )Outros procuram utilizar todas estas informações e ações e emoções para nos convencer melhor.
( )A reação de ambos independe da profissão e tem a ver com o tipo de pessoa e com a história de vida de cada um.
PRECONCEITO
O preconceito é um fenômeno tão velho que por tal motivo se faz difícil a sua erradicação.
A noção de preconceito como parte de estudos científicos vem sendo estudada desde o século XIX.Seu maior pesquisador foi Gordon Allport,se tornando o principal autor desta área com a publicação do livro intitulado PREJUDICE(Preconceito).
Os estudos anteriores a Allport não tiveram grandes desdobramentos pois consideravam a questão do preconceito como algo natural.Um bom exemplo disto são os estudos onde se aceitava superioridade racial como verdadeira.
As diversas teorias de então davam relevância a explicação de,por exemplo,a suposta inferioridade dos negros,relacionando-a a um atraso evolutivo caracterizado por retardo intelectual e excessivo ímpeto sexual,entre outra coisas.
A partir dos anos