resenhas
2.2 Resumo Critico
NOVAES, Eloína. Ele era um dos nossos: O que leva um homem a comportar-se agressivamente. Quebrando o Silêncio, Estudo de caso, Tatuí, n. 14, p. 14-17. 2012.
O artigo “Ele era um dos nossos...” de NOVAES, Eloína, mestre em Teologia e psicóloga em Campinas SP, mostra a violência masculina. E explica que muitas vezes vem do espelho que os garotos criam de seus pais na infância, também pode ser por outros fatores, tais como: abuso sexual, ausência do pai, consumo de bebidas alcoólicas ou drogas, conflitos conjugais, falta de dinheiro, dominação familiar, etc. A pesquisa aponta que esse comportamento é totalmente inaceitável, pois trás consigo graves consequências, e que o comportamento do agressor é incontrolável, afetando completamente todos os membros da família, agredindo a todos. O texto “Agressividade” do artigo acadêmico de LISBOA, Carolina, explica e acrescenta que a agressividade tem maior influência na escola que tem papel fundamental na regulação da atenção, emoções e comportamento infantil, e cada individuo tem especificidade no porque de tal comportamento, também aponta que existem diferentes formas de agressividade, o comportamento vem de características biológicas e também é influenciado pelo ambiente. Portanto, para a evitar tal agressividade é necessário se ter uma boa educação na infância, tanto dentro de casa quanto na escola, uma criança que cresce com o pai agressivo, se torna agressivo por adquirir aprendizagem.
Palavras-chave: infância, comportamento, agressividade, educação.
LISBOA, Carolina Saraiva de Macedo. Comportamento agressivo e vitimização: uma abordagem no âmbito do ensino superior. Rio Grande do Sul, 2005. 146 p. Dissertação (Doutor em Psicologia). Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.