A ADOLESCÊNCIA E SUAS CONTRADIÇÕES Adolescentes infratores, família e sociedade
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 2 Familia a base da nossa formação 4
3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Falar da situação do adolescente em conflito com a lei implica não somente na questão dos atos infracionais, mas no preocupante índice de adolescentes envolvidos em nessa situação de risco. Essa situação de violência e falta de segurança, levanta uma temática muito ampla para ser discutida em congressos por parlamentares ou até mesmo pelo próprio presidente da república, não só a eles, mas a toda população que tem acesso as informações divulgadas diariamente na mídia.
Adolescentes entrando no mundo da criminalidade e cometendo infrações em vez de estudar, carregam consigo drogas, revolveres, e muitas vezes são taxados como rebeldes sem causa. Mas será que tudo isso não tem um por quê? Apesar de não justificar tais atos, tudo está relacionado a uma única coisa, a base familiar, seguida da educação.
O estatuto da criança e do adolescente defende os direitos desses jovens, mas não traz de volta, os adolescentes que vivem nas ruas em condições desumanas e sendo “obrigados”, a optar por um caminho que pode não ter retorno. Esses Jovens que estão sendo privados do melhor da vida, lesados e com capacidades de reflexão mínima, correndo riscos, o pior é que pouco se tem feito para “corrigir” essa situação.
São lançados nos programas de governo campanhas de motivação para e erradicação da pobreza da educação para todos, entre outros. Mas o que falta é ação para as emergências que são deixadas em segundo plano, essa carência deve ser combatida com planos e ações que possam mobilizar a população a se unir no combate ao problema, que não está longe ou