trabalho de biologia
O CONTROLE DA ORGANIZAÇÃO
Este capítulo reforça a planejamento o qual é importe monitorar, avaliar, acompanhar, verificar se os processos estão bem feitos e se a organização está no rumo certo.
A administração tem quatro funções básicas:
- Planejar = programar antecipadamente o trabalho da organização: que resultados esta pretende atingir e que meios deve usar para isso.
- Organizar = Montar a estrutura necessária: recursos, equipamentos, pessoas, dinheiro, entre outros, para atingir os resultados que planejou.
- Dirijir = Fazer a estrutura funcionar, liderando e motivando as pessoas, implementando planos de produção, estipulando que todos os departamentos da organização façam aquilo que se espera deles.
- Controlar = Verificar se a organização está trabalhando de acordo com o que se planejou e se é necessário fazer ajustes ou modificações, de modo a ter melhor desempenho no mercado.
CONTROLE é uma função da administração. O papel de quem realiza o controle é observar, registrar e avaliar o trabalho brealizado e os resultados alcançados, verificando se o que se planejou foi executado e se é preciso fazer ajustes ou modificações.
O controle pode ser realizado por um gestor, um líder, um supervisor, um gerente, um auditor etc. o ideal é que todos os funcionários se envolvam para o sucesso d a execução do planejamento.
CONTROLE NO NÍVEL ESTRATÉGICO
Neste nível é preciso verificar se o planejamento foi implementado corretamente e se os resultados esperados foram atingidos.
São considerados no comtrole estratégico:
O atingimento das metas.
A saúde financeira da organização.
O resultado dos lucros e perdas.
O retorno do investimento.
A satisfação do cliente e a imagem da organização.
Os pontos a desenvolver na organização.
CONTROLE NO NÍVEL TÁTICO
Neste nível, os departamentos precisam verificar se estão conseguindo atingir as metas que se propuseram e se realizam o trabalho da melhor maneira possível. O controle é mais voltado