trabalho de biologia
O processo é catalisado pela enzima RNA-polimerase. Os fatores de transcrição (auxiliares da RNA-polimerase) são responsáveis por romper as ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos dois filamentos de DNA, como um zíper. A RNA-polimerase executa várias funções sem necessidade de outras enzimas, ao contrário da DNA-polimerase, que codifica o genoma inteiro.
O fator sigma da RNA-polimerase é responsável pelo reconhecimento da região do promotor, local onde se inicia a síntese. Foram convencionados números para a identificação deste local. O promotor se localiza nos pontos -10 e -35 da cadeia, onde a enzima se liga. A síntese é iniciada a partir do ponto +1.
A enzima destaca o filamento de RNA, que é formado a partir do DNA e volta a unir as duas cadeias de DNA.
Para a ligação entre a RNA-polimerase ocorrer são necessários Fatores de transcrição ou TF em células eucarióticas. Em células procarióticas existem os chamados fatores sigma.
Exemplos:
DNA ⇒…ATC GGC TAG CTA GCG TAG CGA TGC AAA TTT AAA TAT ATG…
RNAm ⇒…UAG CCG AUC GAU CGC AUC GCU ACG UUU AAA UUU AUA UAC…
CÓDONS ⇒…[UAG][CCG][AUC][GAU][CGC][AUC][GCU][ACG][UUU][AAA][UUU][AUA][UAC]…
A Bioquímica define-se, de uma forma geral, como o estudo das reacções químicas em organismos vivos; a Genética ocupa-se especificamente do estudo das consequências de diferenças no material genético nos organismos. A Biologia Molecular ocupa então um espaço próprio, mas relacionando conhecimentos dos dois campos, ao investigar os mecanismos de replicação, transcrição e tradução do material genético.
Muito da investigação em Biologia Molecular é relativamente recente, e muitos trabalhos têm sido feitos recorrendo-se à Bioinformática e Biologia