Ponte de Macarrão
Durante o curso de engenharia, diversas atividades são realizadas no intuito de formar um lado mais prático do futuro formando. Realizamos uma experiência que pôs à prova todo nosso lado criativo: a construção de uma ponte, utilizando apenas de macarrão e cola para montá-la. Todo o processo de construção e montagem se dividiram em etapas: elaboração da estrutura básica, verificação da viabilidade do projeto e montagem do projeto. Nos parágrafos seguintes, descreveremos as etapas acima citadas em maiores detalhes.
Santana de Parnaíba
2012
Objetivo do Trabalho
Desenvolver uma ponte de macarrão com especificações indicadas pela instituição de ensino responsável pelo trabalho. A ponte deverá suportar no mínimo 2 Kg no seu centro, ou seja, deverá possuir uma estrutura bem resistente independente de sua forma, não devemos esquecer de sua estética que é uma parte importante do projeto. O intuito do trabalho é dispor os alunos aos trabalhos práticos, fazendo com que desde cedo o aluno já tenha contato com o lado prático do curso.
Santana de Parnaíba
2012
Materiais utilizados na construção da ponte:
Macarrão espaguete nº 07 (Barilla)
Lixas
Pincel
Cola
Linha
Fita Isolante
Cano de PVC
Barra de Ferro
Passo a Passo:
1º- Desenhar o projeto em tamanho real para facilitar o trabalho de montagem da ponte .
2º- Para a base da ponte:
1. Separar 15 fios de macarrão de 25cm e uni-los usando cola com o auxilio de um pincel para distribuir bem a cola sobre o macarrão.
2. Após secar, usar 4 barras de 25cm e uni-las para formar uma barra de 1m. Fazer duas barras. A base está pronta.
Santana de Parnaíba
2012
3º- Para o arco:
1. Cortar o macarrão pela metade.
2. Usar 20 fios de macarrão para montar 1 tubo de 12,5cm de comprimento e 3 cm de diâmetro.
3. Montar outros 4 tubos de 18cm de comprimento para o