A administração como ciências
Terminamos o artigo da semana passada falando sobre importância da abertura, liberdade e “Comunicação Significativa” para manter o relacionamento da equipe.
Saiu na sexta feira passada um caderno especial do Jornal O Globo, “Boa Chance”, com as 30 melhores empresas para se trabalhar no RJ. Um dos grandes valores apontados para o sucesso das Empresas integrantes desse roll foi a valorização do profissional através de uma comunicação clara e verdadeira. Abertura e significância entre o que é trazido pelo colaborador e o retorno oferecido pela Organização tiveram grande relevância na pontuação dessas Empresas.
Um dos grandes desafios dos Gestores de RH é ajudar a desenvolver nas pessoas a capacidade de se tornarem observadores diferentes, mais eficazes e eficientes no trato dos relacionamentos. Nessa troca de posição entre observador e observado, além da parte “emocional”, a comunicação tem uma enorme importância.
Colocar transparência na conversa é fundamental. Quando conversamos, atuamos. Dizer sim ou não é mais do que uma simples conversa, você é capaz de construir um futuro a partir dai. Segundo o Prof. Gentil da UCB, criador do conceito de “Comunicação Significativa”, a mesma acontece quando quem propõe a conversa sabe como iniciá-la. Porem, jamais saberá, nesse momento, como a mesma terminará. É o momento em que abro espaço para o outro se colocar e para o meu silencio, o que me torna um bom ouvinte.
Dessa forma, conhecer sua equipe, saber a hora de falar, observar movimentos corporais, entender o que move o time entre o SER, TER E FAZER, se dar conta para onde estão indo, torna o chegar muito mais fácil. E a comunicação é uma ótima ferramenta para se conseguir caminhar com o grupo.
Comunicação para Gestão de Pessoas