Administração como ciencia
A Administração como ciência começou a surgir após a Revolução Industrial, no século XVIII.
O estudo da Administração começou a ser realizado a partir das transformações ocorridas nas relações de produção e trabalho que afetaram a vida da sociedade.
Administração é uma ciência que através de suas técnicas permite planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os recursos visando atingir os objetivos propostos.
Funções da Administração:
Planejamento, Organização, Direção, Controle.
Quase todas as teorias administrativas nasceram na iniciativa privada, na tentativa de obtenção de um diferencial competitivo.
Cada teoria administrativa foi extraordinária e trouxe avanços na forma de gerenciar recursos em sua época.
As teorias da administração foram elaboradas com o passar do tempo, sempre com aplicação científica.
Ênfase nas tarefas:
É a administração voltada para aumentar a eficiência operacional, através de mudança e na forma de realizar a produção. Há pouca preocupação com a racionalização do trabalho. Foi o marco para o desenvolvimento da administração.
Ênfase na Estrutura:
É o estudo da administração que procura adequar a estrutura da organização para melhor atender a seus objetivos. A proposta é melhorar a eficiência através de uma reestruturação organizacional.
Ênfase nas Pessoas:
Tem como foco principal as relações humanas no trabalho. Preconiza o aumento da produtividade e satisfação dos funcionários quando o ambiente de trabalho é adequado para atender as necessidades humanas.
Ênfase no Ambiente:
É o estudo que leva em consideração as influências do ambiente externo na organização.
Ênfase na Tecnologia:
É a ciência que trata da aplicação da tecnologia na organização visando o seu melhoramento.
Ênfase na Competitividade:
Trata da adaptação organizacional em uma época de constantes transformações, visando atender às necessidades de seus consumidores, ofertando produtos e serviços com melhor