A administração é uma ciência?
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - CCJS
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
IUKÊNIA BEZERRA DA SILVA
FRANCISCA NATÁLIA LACERDA DE FIGUEIREDO
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
SOUSA-PB
2013
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A ADMINISTRAÇÃO É UMA CIÊNCIA?
Hoje existem muitos “administradores” que não têm a menor idéia do que vem a ser Administração. Tratam-na como uma mera profissão sem se conscientizar de que é uma ciência, que deve ser estudada e respeitada como todas as demais. A administração é antes de tudo uma ciência que estuda as organizações a fim de compreender seu funcionamento, sua evolução e seu comportamento.
Para compreender melhor a Administração, é preciso conhecer as diversas teorias que a transformaram em uma ciência complexa e fascinante. Existem muitos enfoques sobre a administração quando diferentes autores a classificam como ciência. Ciência significa conhecer, compreender, enfim, explicar a realidade. Ela não cria objetos e coisas. O objeto da ciência é algo real, algo que existe. A ciência procura conhecer e explicar algo que já existe, busca o conhecimento e a explicação das coisas. Logo, a ciência explica as coisas através de hipóteses, leis e teorias.
Questiona - se a cientificidade da administração, o que pode ser explicado pela existência de múltiplos paradigmas e teorias. Assim, essa questão da fragmentação da administração dificulta a efetiva consolidação do status científico dessa área, já atribuído a outras áreas das ciências sociais. Além disso, a característica multidisciplinar e multifacetada que leva os estudos organizacionais à fragmentação não pode ser considerada fator determinante para descaracterizar a ciência da administração, visto que se observa que, sendo a administração uma área do conhecimento que trabalha com variáveis sociais em constante mudança, é compreensível admitir que essa ciência seja fragmentada por natureza e por necessidade