Zootecnia
No mundo atual, globalizado e competitivo, a busca contínua pelo alto padrão de qualidade é minimização dos custos de produção, são os principais fatores para se alcançar e manter a competitividade na indústria animal.
Esse trabalho é realizado por zootecnistas, que são profissionais responsáveis pelo estudo e controle da produção, aprimoramento genético e nutrição de animais criados com fins comerciais, que visam aumentar a produção e melhorar os produtos de origem animal.
Além disso, o zootecnista deve priorizar o bem estar dos animais, para que tenham uma boa qualidade de manejo e nutrição, para que se possa agregar mais valor ao produto final ZOOTECNIA
Zootecnia é um a profissão independente e reconhecida em muitos países. Ela congrega um conjunto de atividades, habilidades e competências relacionadas ao planejamento, controle e gestão da produção e da produtividade dos animais ao homem e suas cadeias produtivas inseridas do agronegócio, com vistas ao aprimoramento e a aplicação de tecnologias de melhoria da qualidade dos produtos, esta inserida também na preservação das espécies e na sustentabilidade e nos meios de produção, visando proteção ambiental e bem estar social. Sabe-se que, o agronegócio brasileiro vem crescendo anualmente em velocidade superior a media nacional. Grande parte desse crescimento deve-se a atuação do zootecnista, tanto aqueles nas instituições de ensino e pesquisa, desenvolvendo novas tecnologias para melhorar a nutrição, a genética, as instalações, o manejo, as condições de bem estar e rentabilidade dos animais, quanto no campo aplicando essas técnicas inovadoras para transformar o Brasil na maior potencia produtora de alimentos do mundo (Motta 2009 p.10).
Quando foi desenvolvida a profissão de zootecnista no Brasil, não existiam profissionais suficientes, então o trabalho era realizado por Agrônomos e Veterinários mesmo que estes não possuíssem a mesma carga horária exigida pelo zootecnista. Os