Definições da segurança do trabalho utilizando o empreendedorismo
UTILIZANDO O EMPREENDEDORISMO.
2011
Carlos Eduardo Félix Gomes (IFSC) – k.duh@hotmail.com
INTRODUÇÃO
A segurança do trabalho é uma área da medicina e da engenharia que reúne um conjunto de tecnologias e ciências que objetivam promover a saúde e a segurança do trabalhador, prevenindo acidentes e danos ao ser humano e ao patrimônio da empresa através da identificação, da avaliação e do controle de riscos.
Nos últimos anos o Brasil obteve um crescimento comercial que aqueceu a produção, ampliando e fazendo surgir novas indústrias em diversos segmentos. Aliado a isso o profissional da área de segurança do trabalho, vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, seja pela consciência prevencionista dos empresários ou pelo simples fato de cumprir a lei, pois qualquer empresa que admita funcionários deve contemplar dos programas que visam à preservação da saúde dos empregados e o profissional da área da segurança do trabalho é quem desenvolve e implementa esses programas.
No entanto, mesmo que seja para o próprio beneficio muitos trabalhadores ainda impõe barreiras e resistências quanto ao cumprimento dos programas elaborados por profissionais da área de segurança, tornando muitas vezes essa profissão ingrata. Outro aspecto que aumenta essa ingratidão é a cultura prevencionista existente em nosso país, ainda pouco difundida, onde custos com a prevenção não são apresentados nitidamente aos empresários como investimento, fazendo com que esses empresários tornem dispensáveis profissionais da área da segurança.
Ou seja; existe a lei que exige que o empregador cuide do seu empregado; existe o profissional capaz de desenvolver métodos que visam evitar o afastamento desse empregado da área produtiva; e por fim existe a falta de cultura prevencionista, que não consegue visualizar os benefícios dessa prevenção, que posteriormente ganha outro aliado: a falta de fiscalização por parte do governo, que é falha,