Estudo de caso
Estudo de caso – “CASE” – Jaborandi Madeiras
Nomes:
Fabricio – Coordenador
Rodrigo - Secretário
Luiz - Apresentador
Diego - Apresentador
1º LB
Introdução
A Jaborandi Madeiras é uma empresa que está em crescimento e é de uma grande expressão econômica. Está situada na área rural de Medianeira – PR e tem aproximadamente 400 colaboradores.
Fatos positivos * A empresa é referência no mercado interno e externo. Reconhecida pela qualidade e tradicionalidade. * Apesar de ser uma empresa que apresenta risco de grau 03 em periculosidade, conta com uma boa equipe de prevenção de acidentes. * Apresenta um bom relacionamento com a comunidade e autoridades locais.
Fatos negativos * Dificuldade na contratação de pessoas e no controle de rotatividade dos colaboradores, tendo em vista que a empresa se localiza fora do perímetro urbano, dificultando o deslocamento dos colaboradores. * Não é oferecida uma capacitação/qualificação interna para os colaboradores. * Pela expressão econômica da empresa, são exigidas algumas contribuições e patrocínios por parte da comunidade e município.. Se tornando inviável para a empresa.
Problema Principal
Identificamos que a empresa está com uma imagem ruim, tanto internamente (pelos seus colaboradores), quanto externamente (sociedade/autoridades).
Alternativas de soluções
(1ª) Criação de um setor social para auxiliar no controle de doações e parcerias e melhorias de capacitação interna e no transporte dos colaboradores.
Com esta ação a empresa terá benefícios fiscais, financeiros e sociais. Além de ter uma mão de obra qualificada que refletirá consequentemente no produto e na redução de acidentes.
(2ª)Não reduzir a contratação de mulheres de funcionários, para que os colaboradores possa passar mais tempo com a família.
(3ª)Terceirizar os setores mais críticos, facilitando assim a administração do negócio. O que geraria um custo alto