zootecnia
Eduardo de Oliveira Gonzaga
ZOO 110 – Introdução a Zootecnia
Matrícula: 83935
Turma: 2
Competências e Habilidades do Zootecnista
Viçosa,
22/06/14
Introdução
A Zootecnia é uma ciência que foca o estudo do manejo, da produção e da criação dos animais domésticos, a fim de desenvolver recursos para a maior produtividade e rentabilidade dos produtos derivados dos animais, sabendo correlacionar a produção com o bem estar dos animais. Sendo a Zootecnia uma ciência agrária, o profissional atuante nesta área terá de levar sempre em conta a exploração dos recursos agropecuários, desenvolvendo planejamentos e fazendo pesquisas. Fazem parte também do campo de atuação do zootecnista, o melhoramento genético e a nutrição e alimentação animal. O cuidado com saúde do rebanho é essencial. É necessário supervisionar as condições higiênicas e ambientais onde se encontram os animais.
Diretrizes Curriculares
As Diretrizes Curriculares são normas obrigatórias para a Educação Básica que orientam o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino. Para o curso de Zootecnia, faz-se necessário o saber dos seguintes conteúdos: Morfologia e Fisiologia Animal; Higiene e Profilaxia Animal; Ciências Exatas e Aplicadas; Ciências Ambientais; Ciências Agronômicas; Ciências Econômicas e Sociais; Genética, Melhoramento e Reprodução Animal; Nutrição e Alimentação; Produção e Industrialização Animal. Uma das competências do zootecnista é a atuação na área de nutrição e alimentação animal, utilizando conhecimentos sobre o funcionamento do organismo animal, visando ao aumento de sua produtividade e ao bem-estar animal, suprindo suas exigências, com equilíbrio fisiológico.
Nutrição e Alimentação Animal
A nutrição animal se caracteriza pelos processos em que o organismo obtém os nutrientes presentes nos alimentos, usando-os para seu