Wall Street
PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS
Dimensão Humana na
Governança Corporativa
WALL STREET - PODER E COBIÇA
Santo André, SP
2014
SUMÁRIO
1. Sinopse
2. Resenha e Análise
3. Considerações
4. Referências
1. Sinopse
Wall Street (br: Wall Street - Poder e Cobiça) é um filme dos Estados Unidos, do Estúdio e Distribuição Fox Filmes, realizado em 1987 por Oliver Stone e que conta com as participações de Michael Douglas, Charlie Sheen, Daryl Hannah e Martin Sheen.
Bud Fox (Charlie Sheen), um jovem e ambicioso corretor de Nova York, que trabalha no mercado de ações é atraído pelo mundo ilegal e altamente lucrativo da espionagem empresarial ao ser seduzido pelo poder, status e magia financeira da lenda de Wall Street, Gordon Gekko (Michael Douglas), que é um bilionário inescrupuloso.
Durante a conversa Bud sente que precisa dar alguma dica muito quente para ter a atenção de Gekko e então lhe fala o que seu pai, Carl Fox (Martin Sheen), um líder sindical, tinha lhe dito, que a Bluestar, a companhia aérea para a qual trabalha, ganhou um importante processo. Esta informação não foi ainda divulgada oficialmente, mas quando isto acontecer as ações terão uma significativa alta.
Gekko o adota como discípulo e logo Bud trabalha secretamente para ele, abandonando qualquer escrúpulo, ética e meios lícitos, pois só quer enriquecer. Bud obtém sucesso, o que faz seu padrão de vida mudar. Além disso, se envolve Darien Taylor (Hannah), uma decoradora em ascensão. Mas se os ganhos são bem maiores, os riscos também são. Bud, logo descobre que a riqueza adquirida da noite para o dia tem um preço muito alto.
O filme evidencia a busca pelo mito, entendido como a ascese capitalística representada pelo acúmulo de riqueza e poder nas mãos de poucos e seletos indivíduos, através da valorização da ganância e da cobiça.
2. Resenha e Análise