vygotsky: aplicação da psicologia na educação e desenvolvimento
Lev Semenovich Vygotsky, nasceu na cidade de Orsha em 1896, naUnião Soviética. Judeu, filho de uma família abastada e considerada uma das mais cultas da cidade. Vygotsky foi uma importante força intelectual na União Soviética, morreu em 1934, aos 37 anos, vítima de tuberculose.
Seu desejo era construir uma nova psicologia. Foi fonte de inspiração do socioconstrutivismo. Seu trabalho ficou desconhecido por muito tempo no Ocidente. Vivenciou a Revolução Comunista Russa(1917-1918)
Vygotsky ressalta a importância do meio social na educação, não é apenas mais uma variável no desenvolvimento, o indivíduo não se socializa pelo desenvolvimento cognitivo: na socialização é que se desenvolvem os processos mentais superiores.
Algumas idéias do materialismo histórico presentes na obra de Vygotsky foram que o homem é um ser histórico que se constrói por meio de sua relação com o mundo natural e social, e que não é uma relação direta, mas, fundamentalmente, uma relação mediada, para ele são dois os mediadores: os instrumentos e os signos.
O instrumento é um elemento interposto entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho, ampliando as possibilidades de tranformação da natureza. os signos agem como um instrumento da atividade psicológica, de maneira análoga ao papel do instrumento no trabalho.
A linguagem é o sistema simbólico básico de qualquer grupo humano. Os grupos culturais em que as crianças nascem e se desenvolvem funcionam no sentido de produzir adultos que operam psicológicamente de uma maneira particular, de acordo com os modos culturalmente construídos de ordenal o real. Aprendizado e desenvolvimento estão relacionados desde os primeiros dias de vida de um indivíduo, é o aprendizado que desperta os processos internos de desenvolvimento.
Desenvolvimento proximal: trata-se da distância entre o nível de desenvolvimento real, que se determina pela solução independente de problemas, e o nível de