Codigo de Etica Medica
Ao ler os princípios fundamentais do atual código de ética médica varias foram às impressões acerca da relação médico paciente, do exercício da medicina de forma regular, do apoio total dado ao paciente e a sua dignidade bem como o alicerce dado aos profissionais para exercerem suas práticas médicas.
É importante destacar que o paciente é a razão de todas as atividades médicas, é para ele que devem ser dirigida toda a atenção e todos os esforços, ou seja, o paciente é o compromisso prioritário do médico. Sendo assim a prática médica servindo ao ser humano deve ser feita de forma a não discriminar qualquer um deles, zelando totalmente pelo seu bem estar.
Devido ao alto custo, a total dedicação de seu tempo e a enorme responsabilidade empregada ao médico na sua formação, mais do que justo , é imprescindível que estes profissionais tenham o mínimo necessário para um bom exercício de suas habilidades. Somente dessa maneira o médico será capaz de zelar pelo bem estar de seu paciente, podendo oferecer cada vez mais, procedimentos menos invasivos e mais eficientes, utilizando a tecnologia e o progresso científico a favor do seu paciente.
É evidente que o principio fundamental da medicina é a zelar pela integridade e segurança do ser humano a cima de tudo, tendo muitas vezes que passar por cima da autonomia do profissional para assegurar esse dever, em casos de urgência e emergência, risco eminente de morte para o paciente e na falta de outro médico. No entanto é importante destacar que a vontade do medico também é levado em conta, pois é imprescindível para uma boa relação desse profissional com seu paciente.
Ficou claro que o medico é indispensável pela saúde do ser humano, pois não somente é responsável pelo tratamento mas também lhe é atribuída a função de prevenção e eliminação de riscos ao bem estar do paciente. É justamente pela extrema importância e nobreza dessas ações para com o