Vulnerabilidade dos Catadores de Lixo
Introdução: Durante toda a historia humana o lixo representou tudo o que não tem valor, contudo, ocorre o surgimento da popoulação de catadores de lixo, como um fenomeno na escala da exclusão social, estalada na sociedade provocado pela forma de consumo instituida e pela geração de residuos solidos urbanos. Sem outra opção de trabalho e renda milhares de brasileiros atuam como catadores de materiais reciclaveis em coperativas e associações das grandes cidades. Ao mexerem no lixo a procura de materiais que possam ser comercializados ou ate servir de alimentos, os catadores estao expostos a todos os tipos de riscos de contaminação presente nos residuos, além dos riscos, a sua integridade fisica por acidentes causados pelos manuseios dos mesmos. Além disso, serve de vetor para propagação de doenças originadas dos impactos dos residuos.
Objetivos: Analisar as percepções e atitudes dos catatores de materias recicláveis da Cooperativa Coopermas, relativas aos riscos ambientais a saude decorrentes de seu processo de trabalho.
Metodologia: Optou-se pela pesquisa qualitativa para realização deste estudo, pois, através da analisa da fala dos intrevistados, foi possivel conhecer, a partir desse recorte, a particularidade do seu cotidiano do seu trabalho, risco e suas imbricações na saude e vida dos mesmo.
Resultado e Discussão: Ficou evidenciado que, embora percebam os riscos ambientais a saude aos quais estao expostos, vivendo e trabalhando em condições precarias imsalubres, os catadores de materiais reciclaveis, em geral fazem uso particial de equipamentos de proteção individual.
Conclusão: Conclui que os catadores percebe os riscos ambientais a saude, mais nao apresentam atitudes preventivas e sim extrategias defensivas contra o sofrimento em decorencias das condições precarrias de