Clima Urbano e Ilha das Flores
Este trabalho tem em vista relacionar o vídeo "Ilha das flores" com a Vulnerabilidade Socioambiental que está diretamente ligada à o Sistema Clima Urbano.
O vídeo tem como principal enfoque uma ilha nas proximidades de Porto Alegre, chamada "Ilha das flores". Ele se inicia mostrando um japonês (Suzuki) que cultiva tomate e explica o por que ele é considerado um ser humano. Após isso o caminho percorrido do tomate até um supermercado onde tem uma senhora( Dona "Neti") que compra alguns tomates que provêm da mesma origem citada anteriormente. O narrador explica que para fazer as compras é necessário ter dinheiro e revela alguns fatos históricos da provável origem do mesmo.
O capital da Dona Neti vem da venda de perfume que ela faz o qual é extraído da essência das flores que não foi ela que produziu e sim a fábrica a qual obtém maior lucro que a vendedora. Ao chegar em casa ela cozinha usando os tomates e um deles é descartado sendo jogado no lixo. Em seguida tem-se a trajetória de um caminhão de lixo até a Ilha das Flores que tem seu conteúdo despejado em um terreno onde tem uma criação de porcos. Depois separa-se o material orgânico que é considera do comestível para os porcos. Em seguida, os funcionários do dono dos porcos deixam dez pessoas, dentre elas crianças e mulheres, entrarem por vez no cercado para recolher os restos de alimento.Esse vídeo retrata a realidade do mundo capitalista, onde a desigualdade se destaca em países em desenvolvimento, como o Brasil. O capitalismo que tem como base lucrar, então funciona como uma pirâmide, no topo ficam aqueles com maior poder aquisitivo, ou seja, onde a maior parte do capital fica concentrado na mão de poucos. E a proporção que desce para base da pirâmide a quantidade de pessoas aumenta e a renda per capita diminui. O fato de os porcos terem prioridade de alimento diante das pessoas mostra bem como o interesse capitalista sobressai