Fauna E Flora Na Ilha Da Madeira
A diversidade biológica existente no arquipélago da Madeira constitui um património de valor incalculável, de elevado interesse científico e tecnológico, devido à existência de numerosos espécies endémicas de fauna e de flora.
A título de curiosidade, devido à raridade das suas espécies, a Ilha da Madeira é referida mais de trinta vezes na “Origin of Species” de Charles Darwin, onde refere que a ilha da Madeira possui características que a distinguem como um lugar único na Terra, sendo esta a maior e mais bem conservada mancha de Laurissilva da Macaronésia.
O Património Natural da Madeira Ocupa 2/3 da parte do território e nela estão definidos reservas naturais integrais, paisagens protegidas e zonas de recreio.
Fauna
A fauna do Arquipélago da Madeira é caracterizada por uma riqueza em espécies indígenas terrestres e marinhas. Na fauna é de realçar os invertebrados e as aves pois contemplam um grande número de especies endémicas e macaronésicos. Da avifauna é de realçar o pombo-trocaz, o tentilhão, o bis-bis, a freira-da-Madeira e a freira-do-Bugio. No grupo dos répteis é de destacar a lagartixa e a osga e nos mamíferos o lobo-marinho e os morcegos.
Quanto aos invertebrados, existe uma vasta espécies de insectos e aracnídeos. Os insectos representam 75‰ de todas as espécies animais conhecidas no arquipélago sendo 20‰ dos insectos endémicos. Nas ilhas Desertas, habita uma espécie rara e única no mundo: a Tarântula com cerca de 4,5 cm de comprimento corporal.
A fauna marinha do arquipélago da Madeira caracteriza-se pela sua grande diversidade específica, influenciada sobretudo pelas suas características geográficas e climáticas. Com mais de 500 espécies de peixes tais como o BodiãoSparisoma cretense, a Salema Sarpa salpa, o Sargo Diplodus sp e as Castanhetas Chromis limbata e um incontável número de espécies de invertebrados marinhos. Também é possivel observar diversas espécies de tartarugas e várias espécies de mamíferos marinhos