resumo psicologia
Importância da aprendizagem e noticia histórica da evolução da psicologia da aprendizagem.
“À medida que se ascende na escala animal, o período da infância, a capacidade a capacidade para apreender a importância da aprendizagem na vida do organismo aumentam, regularmente, com um correspondente decréscimo dos comportamentos inatos, denominado instintivo. De todos os animais, o homem possui o menor numero de reações inatas, fixas e invariáveis. Sua infância é mais longa e possui maior capacidade para tirar proveitos da experiência.” (p.13).
“Na vida humana a aprendizagem se inicia com o nascimento, ou até antes e se prolonga até a morte. (...)” (p.13).
“Logo que a criança nasce, começa a aprender e continua a fazê-lo durante toda sua vida.” (p.13).
A. Concepções sobre a aprendizagem, na antiguidade:
“1. SOCRATES - O conhecimento preexiste no espírito do homem e a aprendizagem consiste no despertar esses conhecimentos inatos e adormecidos”. (p.16)
“2. PLATÃO - formulou uma teoria dualista que separava o corpo (ou coisas) da alma (ou ideias). Expôs as ideias de seu mestre Sócrates, elaborando-as com a formulação da sua doutrina das reminiscências” (p.16).
“3. Aristóteles- Apresenta um ponto de vista, definidamente, cientifico, ensina que todo conhecimento começa pelos sentidos, rejeitando a preexistência das idéias em nosso espírito.” (p.17).
“Infelizmente, por séculos, suas conclusões foram aceitas como irrefutáveis, mais foi esquecido o fato de que Aristóteles acreditou e utilizou os procedimentos científicos da observação e experimentação, organizou a teoria da associação com os princípios de semelhança, de contraste e de contiguidade.” (p.17).
“4. Santo Agostinho- Poucos tentaram reviver o método indutivo, como Santo Agostinho, que adotou a introspecção, para registrar suas próprias experiências mentais e esposou a teoria das faculdades mentais.” (p.17).
“5. Santo Tomás de Aquino- Distinguiu as verdades cientificas baseada na