Reciclagem Pronto 1
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO
AUTORAS
ANDREIA DIAS
PRISCILA ALVINA
MARIA REGINA PROCÓPIO
SÃO PAULO
2015
82
UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO
AUTORAS
ANDREIA DIAS
PRISCILA ALVINA
MARIA REGINA PROCÓPIO
A RECICLAGEM DE GARRAFAS PET NA COOPERATIVA DE ERMELINO
ATARAZZO-SP
Projeto apresentado à professora Dra Leonice dos
Santos Cintra Lima
Disciplina: Laboratório de Pesquisa e meio ambiente:
Desenvolvimento Sustentável e Sociedade: do curso de graduação em Serviço Social
São Paulo
2015
83
1- Introdução
PET é um tipo de plástico que possui excelentes qualidades para efetuar seu reprocessamento, apresenta um alto potencial para o seu reaproveitamento, é fabricado a partir de resinas (polímeros) sintéticas, derivadas do petróleo, e sua composição química apresenta grande resistência à biodegradação.
A reciclagem do Pet tem muitos benefícios, como a redução do volume de lixo, a economia de energia elétrica, e petróleo, pois a maioria dos plásticos é derivada do petróleo. O poder de aquisição das mercadorias descartáveis pelo público, e o crescente índice populacional, podem definir a grande demanda de resíduos, a ser descartado, devido a isto, torna-se importante, estabelecer soluções ambientalmente corretas, e seguras para os problemas desta acelerada produção de lixo.
A situação a ser estabelecida, trata-se do atual sistema de reaproveitamento dos materiais plásticos pós-consumo, gerando novos produtos, renda as pessoas em situação de vulnerabilidade social, em decorrência do desemprego, e das necessidades financeiras.
Os catadores viram na reciclagem uma grande oportunidade de geração de renda, principalmente porque esses materiais são encontrados gratuitamente pelas ruas, rodovias, e lixões das cidades.
Muitos destes catadores, vivem e sobrevivem dos lixões, consequentemente colaborando com o meio ambiente, aumentando a vida útil dos aterros.
O Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE), é uma associação sem fins lucrativos, dedicada à