Volumetria Ácido-Base
Volumetria Ácido-base ou de neutralização
Em soluções aquosas, as titulações de neutralização são aquelas nas quais íons hidrogenio hidratado, H3O+, são titulados com íons hidroxila, OH-, ou vice-versa. Isto é valido quando ácidos fortes, bases fortes, ácidos fracos, bases fracas, sais de ácidos fracos e sais de bases fracos estão envolvido na reação de titulação, a qual, nestes casos é descrita como
H3O+ + OH- ⇆ 2H2O
Em solventes não aquosos, tais como etanol ou ácido acético glacial, o íon hidrogênio também se apresenta solvatado, pelo menos em alguma extensão. Em etanol a solvatação é descrita por:
H+ + C2H5OH ⇆ C2H5OH2+
E em ácido acético glacial por:
H+ + CH3COOH ⇆ CH3COOH2+
De modo similar ao que se verifica em meio aquoso, as reações de titulação em meio não aquoso ocorrem entre uma base e o íon hidrogênio solvatado (ácido).
Para exemplificar e a titulo de comparação, considere-se o caso da titulação da amônia por um ácido forte em meio aquoso e em meio de ácido acéticoglacial. Em meio aquoso, a reação de neutralização é:
NH3 + H3O+ ⇆ H2O + NH4+
E em ácido acético glacial:
NH3 +CH3COOH2+ ⇆ CH3COOH + NH4+
Entretanto, como de um modo geral as analises mais comuns são realizadas em meio aquoso, as experiencias ilustrativas do tópico em questão se restringirão somente às titulações de neutralização em soluções aquosas.
Determinação de ácido clorídrico e ácido acético
O titulante a ser utilizado é uma solução de hidróxido de sódio padronizado. As curvas de titulação para estas determinações são do tipo ácido forte – base forte e ácido fraco – base forte.
O de hidróxido de sódio não é um padrão primário porque sempre contém uma certa quantidade indeterminada de água e Na2CO3 adsorvida no sólido. Por esta razão é necessário preparar uma solução de NaOH de concentração próxima daquela desejada e determinar a sua molaridade real através de titulações contra amostras de um padrão primário. O procedimento a ser seguido consiste em pesar