VOLUMETRIA DE ÁCIDOS E BASES
CAMPUS DE PARNAÍBA
ENGENHARIA DE PESCA
DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA
PROFª DURCILENE ALVES
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
VOLUMETRIA DE ÁCIDOS E BASES
ANA MARIA MACHADO
PARNAÍBA
JUNHO/2014
I – Introdução
Uma solução aquosa é uma solução na qual o solvente é a água. É normalmente mostrada em equações químicas com o subscrito (aq). A palavra aquoso refere-se a isto, ou dissolvido em água. Como água é um excelente solvente assim como naturalmente abundante, esta logicamente se tornou um solvente onipresente na química. Ácidos e bases são soluções aquosas, como parte de sua definições de Arrhenius.
Volumetria é um método de análise química quantitativa que se fundamenta na medição do volume de solução de um reagente necessário e suficiente para efetuar determinada reação. A Volumetria é dividida em quatro tipos, uma delas é a Volumetria ácido-base, que é o tipo de volumetria que se baseia na reação de um ácido com uma base. O fator de controle da realização e finalização da reação é o pH, que representa a quantidade de íons hidrogênio (H+) ainda presente no meio reacional.
A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).
Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no erlenmeyer (titulado) ocorrendo entre as duas uma reação ácido-base.
Existem titulações ácido-base que não se dão em meios aquosos, ocorrendo em outros solventes, como o etanol ou o ácido acético puro. Nestas titulações, até mesmo os indicadores não são dissolvidos em água.
II – Objetivos
Preparar soluções por meio de dissolução e diluição, e utilizar a titulação para a padronização de soluções.
III