Volumetria ácido-base
FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES
CURSO DE NUTRIÇÃO
VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE
Trindade
2012
CENTRO DE ESTUDOS OCTAVIO DIAS DE OLIVEIRA
FACULDADE UNIÃO DE GOYAZES
CURSO DE NUTRIÇÃO
VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE
Michelle Reis Ivania Pinheiro Kamila Vieira Tahis Monielle
Relatório Acadêmico apresentado à Faculdade União de Goyazes como requisito avaliativo da disciplina de Química Geral.
Trindade
2012
Relatório de prática experimantal em Química:
VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE
1-Introdução A técnica da volumetria consiste na determinação da concentração de uma solução amostra através de sua reação com outra solução de concentração conhecida (padrão). A solução padrão, normalmente denominada titulante, é colocada em uma bureta e as alíquotas da solução amostra são colocadas em frascos erlenmeyer, juntamente com substâncias indicadoras apropriadas para cada reação.
2-Materiais e Métodos
2.1-Materiais Pipeta Graduada Bureta Suporte com Garras Frasco de descarte Erlenmeyer Funil Proveta Fenolftaleína Vinagre/Castello ( acidez 40% ; fab.11/11/2011 ; Val.11/05/2013)
2.2-Métodos
Passar a água destilada duas vezes pela bureta para limpá-la e descartar no frasco de descarte, passar solução de NaOH por duas vezes (até o 50) e despejar no frasco de descarte. Encher a bureta com a solução de NaOH até o 0, colocar o erlenmeyer embaixo da bureta com 3,0 ml de vinagre (transferido com a pipeta graduada de 5,0 ml) , acrescentar 50 ml de água destilada e 4 gotas de fenolftaleína, abrir a bureta para gotejar a solução de NaOH, agitando o erlemneyer, até mudar de cor (de incolor