Ambiente
Se considerarmos que um ser humano produz em média 0,5Kg de resíduos por dia e que 1/3 do dia ele passa na empresa, então há uma geração de aproximadamente 0,166Kg de resíduos/funcionário/dia.
Considerando uma empresa como a V&M do Brasil CNPJ 17.170.150/0001-46, localizada na Av. Olinto Meireles nº65 no Barreiro, onde estão alocados 8.800 funcionários, há a geração de aprox. 1.460 Kg de resíduos por dia.
A coleta seletiva é o ponta pé inicial para a destinação correta desses resíduos.
No ano de 1999 foi iniciada a implantação da coleta seletiva na V&M do Brasil. A Sra. Marta Maria foi uma das responsáveis pela implementação do projeto e também a pessoa que escolhemos para a coleta de dados desse trabalho.
Para implementação do projeto, os problemas enfrentados foram vários: Indisponibilidade de recursos, mão de obra não qualificada, paradigmas enraizados na cultura pessoal, inflexibilidade do pessoal.
Para construir o projeto, foram realizadas reuniões envolvendo os gerentes e os facilitadores de cada setor.
Houve um ciclo de palestras de conscientização do pessoal a cerca da necessidade de implementação da coleta seletiva visando reduzir o problema da disposição errônea dos resíduos sólidos. Foi realizado ainda um plano de ação definindo atribuições de cada colaborador de modo que houvesse o maior envolvimento possível do pessoal para a implementação do projeto. Após o ciclo de palestras e definição de responsabilidades, iniciou-se a instalação de coletores.
Cada coletor possui uma cor específica para cada tipo de resíduo.
• Azul: Papel • Amarelo: Metal • Verde; Vidro • Vermelho; plástico • Preto: Rejeito
Foi criado ainda um folder com explicações específicas de cada resíduo (ex: Papel sujo de gordura não deve ser jogados no coletor azul, somente no preto, pois a gordura impossibilita a reciclagem do papel).
Com