Ambiente
1. RESIDUOS E RECICLAGEM
A reciclagem é um processo que consiste no aproveitamento de vários produtos que já foram utilizados e que podem ser reutilizados para produzir novos produtos.
Gosto de fazer a separação de resíduos, porque estou a dar o meu contributo para a defesa do ambiente, contribuindo assim para a diminuição de CO2 (dióxido de carbono). Portanto o intuito da reciclagem será a valorização dos resíduos.
As várias etapas Recolha a partir dos Ecopontos
É feita a selecção dos diferentes resíduos segundo as suas categorias, por exemplo, papel no papelão, vidro no vidrão, etc. No processo de triagem separam-se os materiais próprios daqueles que são impróprios à reciclagem, por fim, os materiais que são separadamente recolhidos e transportados vão para indústrias recicladoras.
A reciclagem é portanto um processo de tratamento de resíduos com forte impacto a nível ambiental, social e económico.
Em termos ambientais, a reciclagem permite uma redução progressiva dos resíduos, permitindo o desenvolvimento de nova matéria-prima.
Por fim, e não menos importante, a nível social, a reciclagem tem gerado novos postos de trabalho, o que contribui para as economias dos países, sendo que muitas empresas a nível mundial têm já preocupações com a ecologia e que está subjacente à questão da reciclagem. São, nomeadamente, as pessoas de classes sociais mais baixas que tiram os maiores rendimentos desta actividade.
Há diferentes profissões relacionadas com a recolha e tratamento de resíduos como por exemplo:
- Operador de veículos especiais;
- Motorista da viatura de recolha de cartão porta-a-porta a estabelecimentos comerciais
- Encarregado de Lavagem e Manutenção de Ecopontos;
- Operador de triagem.
A reciclagem é uma das etapas da valorização dos resíduos e constitui um dos meios prioritários da sua política de gestão. Entende-se por valorização de resíduos o conjunto de operações que visa o seu