Relação entre os tipos de memória
Existem os seguintes tipos de memória: 1. Registrador: é a memória temporária usada pelo processador para processar as instruções; 2. Memória Cache: essa memória é para partes da memória principal que são usadas frequentemente, tem endereçamento direto com o processador; 3. Memória RAM: é a memória principal do computador, para os processos em execução; 4. Memória Secundária: é a memória para armazenamento permanente, também usada como auxiliar da memória principal.
Dentre essas memórias temos várias relações sobre cada aspecto, vejamos:
Capacidade: a memória Registrador é a de menor capacidade, com capacidade de armazenamento em nível de Bytes, a memória Cache de Kbytes, a RAM de Mbytes e a Secundária é a de maior capacidade de armazenamento com nível de Gbytes.
Velocidade: Registrador é a mais rápida, com velocidade muito alta, em seguida vem a Cache com velocidade alta, a Principal com velocidade média e por último a Secundária com velocidade baixa.
Custo: seguindo a mesma ordem da velocidade, Registrador tem o custo mais alto, enquanto a Cache tem o custo alto, a Principal custo médio e a Secundária com o custo mais baixo.
Localização: a memória que tem mais proximidade com o processador é o Registrador, ali perto também tem a Cache que fica entre o processador e a placa mãe, e depois vai se distanciando com a RAM que fica na placa e a Secundária que fica Externo à placa.
Volatilidade: entre as quatro memórias, somente a memória secundária não é volátil, ou seja, ela continua com os dados armazenados mesmo depois que o computador é desligado na energia, enquanto as outras memórias só armazenam os dados durante o período que o computador estiver