VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO (VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE)
Unidade Universitária de Dourados
Curso de Engenharia Física
PRÁTICA 1 – VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO (VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE)
Dourados/MS,
Setembro de 2013.
VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO (VOLUMETRIA ÁCIDO-BASE)
Relatório de experimento laboratorial elaborado como exigência parcial da disciplina de Química Analítica do curso de Engenharia Física da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Prof. Geny Toledo
Dourados/MS, Setembro de 2013.
1.Introdução:
Sabe-se que a Volumetria é um método de análise química quantitativa, onde observa-se a quantidade de reagente gasta na titulação para que ocorra o equilíbrio químico desejado. Soluções que possuem concentração conhecida levam a denominação de solução padrão ou padronizada. Para que ocorra sua preparação é necessário que os reagentes sejam quimicamente puros e com a composição integramente definida.
Quando o reagente a ser usado não está em sua forma mais pura, usa-se uma técnica indireta, baseada em preparar uma solução com concentração próxima à desejada e após, padroniza-la em relação a um padrão primário adequado.
Um exemplo de solução padrão para titulação de ácidos é uma solução de hidróxido de sódio (NaOH), sólido branco bastante higroscópico, conhecido como soda cáustica, que se caracteriza por ser uma base Arrhenius muito forte.
Porém, essa substancia nem sempre é encontrada nas condições adequadas, sendo necessário padronizá-la com um ácido de padrão primário, como o hidrogenoftalato de potássio (ou biftalato de potássio), monoácido fraco, que pode ser obtido suficientemente puro para todas as determinações analíticas comuns.
A solução de NaOH já padronizada pode fazer parte da titulação de muitos outros ácidos, como o ácido acético, da