volumetria
Um erro comum é confundir volumetria com titrimetria ou titulação. Titulação ou titrimetria é um grupo de métodos empregados para determinar a quantidade de um reagente conhecido e padronizado que deve reagir completamente com a amostra analisada. Se divide em volumetria, onde o volume do reagente padrão é determinado, em titulação gravimetrica, onde a massa do reagente é estimado, e ciclometria, onde o reagente padrão é substituído por uma carga constante e o tempo para a reação se completar é medido.1
Em um processo titulam-te determina-se o volume de uma solução "A" que reage com uma outra solução "B" de concentração e volume previamente determinados (quando a espécie química a dosear é um ácido ou uma base, a volumetria toma o nome de volumetria ou titulação ácido-base). A partir desse volume de "A" que reagiu com "B", podemos determinar a concentração de "A" através da fórmula:
Em que:
Ca = Concentração da solução "A"
Va = Volume da solução "A"
Cg = Concentração da solução "B"
Vi = Volume da solução "B"
Um indicador é utilizado para indicar quando a reação entre A e B se completou, e esse indicador vem a ser escolhido de acordo com o tipo da reação química. Por exemplo: quando reagimosNaOH com Hl, devemos utilizar um indicador ácido-base que irá revelar o momento em que a reação se completou. Reações de precipitação, oxiredução e complexação demandam seus respectivos tipos de indicadores.
Para que a solução mude de cor ou forme