volumetria
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIAS
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUÍMICA
VOLUMETRIA
SÃO LUÍS – MA
2010
SUMÁRIO
1- Introdução ................................................................3
2- Volumetria de precipitação....................................... 4
3- Volumetria de complexação..................................... 7
4- Volumetria de oxi – redução..................................... 10
5- Conclusão...................................................................11
6- Referencias Bibliográficas................................ ........12
INTRODUÇÃO
Na química, o ramo que trata da identificação e quantificação de espécies ou elementos químicos é a química analítica, para isso varias técnicas ou métodos podem ser utilizados. Dentre estes, a volumetria que é um método muito rápido, fácil de ser instalado em campo e em laboratório e viável economicamente, torna-se um dos mais utilizados. Ele consiste na análise química quantitativa que se fundamenta na medição do volume de solução de um reagente necessário e suficiente para efetuar determinada reação.
A volumetria pode existir de várias formas, e é classificada de acordo com o tipo de reagente utilizado, podendo ser volumetria de precipitação, volumetria de óxido-redução, volumetria de neutralização ou volumetria de complexação.
VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO Os métodos volumétricos que se baseiam na formação de um composto pouco solúvel são chamados de titulações de precipitação. Para que uma reação de precipitação possa ser usada, é preciso que ela ocorra em um tempo curto, que o composto formado seja insolúvel e que ofereça condições para uma boa visualização do ponto final.
Infelizmente estas condições somente são alcançadas em poucas reações, devido a falta