Volumetria
INTRODUÇÃO:
Volumetria ou análise volumétrica é um conjunto de procedimentos que permitem determinar a concentração de uma solução através da medida do volume de outra soluçãp de concentração conhecida (solução titulante ou solução padrão) que reage em proporção estequiométrica com a solução de concentração desconhecida. O processo de medição de volumes é designado por titulção que é o processo empregado na Química para se determinar quantidade de substância de uma solução pelo confronto com outra espécie química de natureza e concentração conhecidas. Existe a volumetria por neutralização. Ela ocorre entre um ácido e uma base. Temos a destacar: ALCALIMETRIA: usada quando a solução problema é básica. Sua titulação é realizada com uma solução padrão ácida ocorrendo entre elas uma reação de neutralização. ACIDIMETRIA: usada quando a solução problema é ácida. A titulação é feita com uma solução padrão básica. Ocorre também uma reação de neutralização. Em ambos os casos podemos usar indicadores como a fenolftaleína.
OBJETIVO: Medir a concentração de uma titulação através de uma técnica de titulação, ou seja, observar qual aquantidade de um ácido necessário para neutralizar uma base e vice-versa. Objetivo também de reconhecer os procedimentos usados em uma titulação.
MATERIAL E MÉTODOS: Foram utilizados nesta prática:
Bureta de 50 ml
Erlenmeyer de 500 ml
Proveta de 50 ml
Pipeta graduada de 10 ml
Béquer de 200ml
Funil de vidro
Bastão de vidro
Balança digital
Pêra
REAGENTES:
Ácido clorídrico (HCl)
Hidróxido de magnésio (Mg(OH)2)
Fenolftaleína
METODOLOGIA: Pesou-se 5,6g de Hidróxido de magnésio-Mg(OH)2 - no erlenmeyer numa balança digital. Foi colocado HCl (ácido clorídrico) concentrado no erlenmeyer. Com um pipeta graduada de 10 ml transferiu-se 10 ml de HCl para a bureta de 50 ml. O restante a bureta foi completado com 40 ml de H2O. Descartou-se a sobra da bureta. Foram acrescentados duas gotas de