Asterix e obelix
Na animação, Asterix e Obelix tem que entrar em um lugar em que acaba deixando muita gente louca, pois precisarão pegar uma autorização que lhe foi pedido, ou seja, terão que pegar uma simples formalidade administrativa (a permissão A-38).
Ao entrarem encontraram um senhor em um balcão e ao pedirem informação e ainda serem mal atendidos eles seguem, na tentativa de pegar a tal permissão ou alguém que o ajudassem, então entram em uma sala onde encontram um homem no balanço e uma mulher empurrando-o, nesse ponto há uma disfunção, pois para o cargo que ocupa existe um desvio de da função, pois em seu setor de trabalho a sua missão seria ajudar o cliente e o mesmo usa o poder que tem para impor se trabalha ou não e a sua funcionaria apenas obedece.
Depois de subirem escadas intermináveis, Asterix e Obelix encontram o primeiro guichê (nº1) e ao perguntarem para a atendente sobre a permissão, são informados que foram ao lugar errado e os manda para outro departamento, mas mudou de ideia, pois continham outras informações e novamente os manda para o inicio pra pedir informações. Nesse ponto também há uma disfunção haja vista que existe uma dificuldade de repassar informações para o cliente. Ao finalmente chegarem ao caminho certo (guichê nº2), a atendente voltada para sua companheira ao lado relatando uma conversa não relacionada ao trabalho precisou termina-la para depois atenderem Asterix e Obelix, há um desvio, pois a moça preocupou-se, em terminar seu assunto particular em atender seus clientes. Ao atendê-los ela informa que eles terão que preencher um formulário (azul) e os manda de volta para o primeiro guichê (nº 1), e ao chegarem lá são informados que para preencher o formulário terão de preencher outro formulário (cor de rosa) resultando-se em intermináveis formulários. Além da disfunção que o funcionário acaba dificultando o atendimento ao cliente, existe também excesso de formalismo e de papelada uma vez