Volumetria
A volumetria consiste na medição de volumes de duas soluções que reagem uma com a outra, sendo uma solução de concentração conhecida e a outra contendo a substância a ser doseada. A primeira é adicionada, em geral, gradualmente à solução da substância a dosear até que se atinja aquantidade estequiométrica. O processo de medição de volumes é designado por titulação. içar soluções ácidas utilizando titulação. Um erro comum é confundir volumetria com titrimetria ou titulação. Titulação ou titrimetria é um grupo de métodos empregados para determinar a quantidade de um reagente conhecido e padronizado que deve reagir completamente com a amostra analizada. Se divide em volumetria, onde o volume do reagente padrão é determinado, em titulação gravimetrica, onde a massa do reagente é estimado, onde o reagente padrão é substituido por uma carga constante e o tempo para a reação se completar é medido.
Nas reações de óxido-redução, o número de elétrons perdidos pela espécie química que sofre oxidação deve ser sempre igual ao número de elétrons ganhos pela espécie que sofre redução, de modo a se manter a neutralidade de carga do meio. O balanceamento da reação fixa a relação entre a quantidade de matéria das substâncias reduzidas e oxidadas
Na prática, puderam-se analisar várias amostras e determinar a quantidade de compostos nas mesmas a partir dos conhecimentos da técnicas de análise volumétrica, materiais e reagentes como a bureta de 50 Ml, 01 erlenmeyer de 250 Ml, papel filtro qualitativo, suporte universal, garra metálica com mufa para buretas, entre outros. foi fornecidos subsídios para determinação experimental necessário uma solução padrão, para reagir com um volume de uma solução problema.