Escola do Século XXI
A Escola sempre teve um papel importante para a sociedade, pois desde que o mundo é mundo, teóricos e educadores vêm tentando buscar formas mais condizentes a seu respectivo tempo.
No século XVIII, era a época do Iluminismo, onde o período era muito rico em reflexos pedagógicos.
O século XVIII, é conhecido como século da luz (razão), começava-se aqui a era da humanidade com o conhecimento.
No século XIX, o histórico da Revolução Francesa deu entrada para a Idade Contemporânea, acelerando o processo da industrialização. Com isso dando voz a vários teóricos que analisavam a educação de forma precisa, como por exemplo:
O Positivismo: (Augusto Comte) convencido de que cada indivíduo passa as iguais etapas da humanidade.
Herbart por sua vez, se coloca em oposição ao movimento da época “o romantismo”, Para ele a educação tradicional era inútil.
Friedrich Nietzsche que valorizava a forma do inconsciente, subjugada na razão durante o século.
Analisando esses teóricos, fomos buscar em duas professoras de tempo de trabalho totalmente distinta uma da outra, para analisar as semelhanças das respostas entre uma e outra e vê a relação no termo Educação no antes e no agora.
Na primeira resposta, de ambas as professoras, observamos semelhanças entre as duas, com tudo a professora mais antiga teve uma atitude mais significativa.
Na segunda resposta foram bem distintas uma da outra.
A professora com 20 anos de experiência vivenciou uma problemática difícil e conseguiu sair da situação com êxito e ainda resolveu o problema do discente.
A professora com 02 anos de carreira teve um problema considerado difícil, analisado do ponto de vista de como o ensino dessa professora na sua formação, de como foi passado o conteúdo a ela.
O que já nos começa fazer a pensar, já que não faz muito tempo que essa mesma se formou!
Na terceira resposta, a professora nova mostra técnicas de escola nova, onde busca novas formas e