Volumetria de complexação
CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA
Kelly Pereira da silva
Volumetria de Complexação
Determinação de Cálcio em leite de pó
BELO HORIZONTE
NOVEMBRO/2011
INTRODUÇÃO
VOLUMETRIA DE COMPLEXAÇÃO A volumetria de complexação é baseada em reações envolvendo um íon metálico e um ligante com a formação de um complexo solúvel e suficientemente estável. Algumas das reações de complexação que envolvem varias etapas podem ser usadas para um método volumétrico, porem as de aplicabilidade mais amplas são aquelas que formam complexos. Em que o íon metálico e ligante estão na proporção 1:1. Um dos mais versáteis agentes complexantes é o ácido etilenodiamino tetracético, EDTA, usado como tal ou, preferentemente, com sal Disódico. O EDTA forma complexos solúveis na proporção de 1:1 com quase todos os íons metálicos, qualquer que seja a carga do cátion, com a constante de formação suficientemente elevada para poder ser usada num método volumétrico. Por ser ácido fraco, o equilíbrio de complexação do EDTA com o íon metálico dependerá do pH do meio o qual deve ser controlado com soluções tampões. O pH deve ser alto o suficiente para liberar maior concentração de Y4-, mas não tão alto que possibilite a formação de hidróxidos pouco solúveis dos íons metálicos. As titulações com EDTA podem ser feitas de vários modos. A mais simples é a titulação direta. Se a reação de complexação é muito lenta, pode-se usar a contratitulação do excesso de EDTA com uma solução padrão de um íon metálico.
PARTE EXPERIMENTAL:
Materiais utilizados: Frascos de erlenmeyers de 250ml para o preparo em triplicata, balança analítica, espátula de metal, 01 pisseta, 01 balões volumétrico de 1L, , 01 pipeta volumétrica 25 mL, 01 pêra, 01 bureta 25 mL , 01 suporte com garras, 02 béquer, 1 proveta.
Reagentes: -Solução de EDTA, solução tampão de NH4Cl/NH4OH pH 10, indicador EriocromoT (azul-lilás), ZnSO4, leite em pó.
PROCEDIMENTO: Foi pipetado 20