Volumetria de Complexação
Relatório de Química Analítica Aplicada
Volumetria de Complexação
Carlos Eduardo Cunha Rêgo
Josiane Barbosa Rocha
Priscila Maria Paiva Souza
Fortaleza, 2013
INTRODUÇÃO
Diversos íons metálicos formam complexos estáveis, solúveis em água. A formação destes complexos serve como base para a titulação complexométrica de uma variedade de íons metálicos.
Mesmo existindo uma grande variedade de compostos usados, os complexos formados com o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), são os mais comuns. Onde vários íons metálicos reagem estequiometricamente com o EDTA. Este é um ácido tetracarboxílico que possui quatro hidrogênios ionizáveis, sendo simplificadamente representado por H4Y, por exemplo. A reação com íon metálico pode ser genericamente representada por:
Mn+ + Y4- MY -(4-n) Complexo Metálico
O EDTA na forma de ácido ou sal dissódico pode ser obtido também com alto grau de pureza, dessa maneira sendo usado como padrão primário, contudo, se necessário pode ser padronizado contra solução padrão de zinco.
Na complexação de íons metálicos com EDTA, a sua espécie ativa é o íon y-4, cuja concentração depende do pH. Assim, somente em solução nitidamente alcalina o EDTA se encontra presente predominantemente na forma de íon y-4, com o aumento da concentração de íon de hidrogênio, cai a concentração da espécie y-4 ou seja, a concentração do íon y-4 diminui com o decréscimo do pH.
Além do titulante (EDTA), certas substâncias presentes em solução podem formar complexos com íons metálicos e, como consequência, competir com a reação básica da titulação.
Indicadores para as titulações com EDTA
Os indicadores usados na volumetria de complexação, chamados de indicadores metalocrômicos, são agentes complexantes fracos que exibem cores diferentes na forma complexada e na forma livre. Quando esse