volumetria de complexaçao
Técnico de Análise Laboratorial
Disciplina: Análises laboratoriais
Operador (es):
Módulo / N.º relatório:
Avaliação:________________________
Prof.: ____________________________
Volumetria de complexação
Atividade / Objetivo
Determinação da dureza cálcica e total de dois tipos de água.
Introdução teórica
A volumetria de complexação baseia-se em reações que envolvem um ião metálico e um ligante com formação de um complexo suficiente estável. O agente mais usado neste tipo de titulações é o EDTA, pois pode complexar muitos iões metálicos na estequiometria de 1 para 1.
O EDTA é um ligante hexadentado contendo 6 átomos capazes de atuar como dadores de pares de eletrões sendo 4 átomos de oxigénio provenientes dos grupos carboxílicos e 2 átomos de azoto. Nas volumetrias de complexação, utiliza-se habitualmente o sal disódico de EDTA. Esta solução tem ser titulada com uma solução padrão de carbonato de cálcio, com ajuste de pH, sendo o indicador adicionado no início.
Os indicadores utilizados neste tipo de volumetrias de complexação são designados por indicadores metalocrómicos. São compostos orgânicos corados que foram quelados sempre de cor vermelha vinosa com catiões metálicos e sempre na proporção de 1para 1.Geralmente,o indicador já está ligado ao ião metálico no início da titulação. Á medida que se vai adicionando EDTA,este reage com o ião metálico em solução. E por fim, reage com o ião metálico aprisionado pelo indicador. É neste momento que ocorre a mudança de cor.
O complexo formado entre o ião metálico e o indicador deve ser menos estável do que o formado entre o ião metálico e o EDTA,pois só assim o metal ligado ao indicador poderá ser deslocado.
A titulação, usando o mesmo titulante determina apenas a concentração do ião cálcio. O teor de magnésio será determinado pela diferença.
Na titulação simultânea de dois catiões usa-se o negro de